quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Santuário Meiji Jingu

O Santuário Meiji é um Santuário Xintoísta, dedicado aos espíritos do Imperador Meiji e sua esposa . O Imperador morreu em 1912 e sua esposa em 1914. Em 1915 começaram a contruí-lo e em Novembro de 1920, inaugurado. Como quase tudo por aqui, ele também foi destruído durante a segunda guerra, e erguido novamente em 1958. Uma curiosidade interessante : mais de 100.000 árvores foram doadas pelo povo japonês para serem colocadas ao redor deste Santuário como uma espécie de homenagem póstuma.


O Santuário de Meiji está localizado em uma floresta onde fica o parque Yoyogi que já comentei no post anterior (não consegui contar o número de árvores, mas tinham muitas, e o mais comum é o cipreste). O santuário em si é composto por duas áreas principais:


Barris de saquê (nihonshu) que são doados ao santuário e que ficam localizados ao longo do caminho que leva até lá;
Torri é como se chama o pórtico de entrada ( tem umas 3 entradas até a construção principal onde estão os restos mortais do Imperador e sua esposa);



Nos santuários xintoístas é comum vermos estes barris de saquê. A bebida é consumida como parte dos rituais de purificação, comparado ao uso do vinho nas cerimônias católicas. Pessoas doam os barris de saquê aos santuários e templos para que sejam usados em cerimônias de casamento e festivais. Nestas festas esses barris são quebrados e abertos. Chama-se Kagami Biraki o ato de “quebrar” o tonel de saquê para estas festividades.



Só por curiosidade... além de mim, outras pessoas ilustres também estiveram recentemente no Santuário. O Presidente Barack Obama, em sua primeira visita ao exterior depois da posse, fez o caminho até o santuário, para mostrar “respeito para com a história e a cultura do Japão”.



Um pouquinho de história....

O Imperador Meiji foi o primeiro governante do Japão Moderno (1867). Meiji significa “Governo Iluminado”.

No ano de 1868 da era Tokugawa foi encerrado o xogunato pelas mãos dos revolucionários Meiji. Era uma época de problemas financeiros, impostos elevados, fome e muita revolta devido ao poder absoluto nas mãos dos xoguns. Nesse momento o Imperador Meiji toma posse para lutar por uma vida melhor para todos, daí o nome “Revolução Meiji”, e onde o Imperador torna-se um líder do povo. Nessa época a capital muda para Tokyo, por muito tempo foi Kyoto. Foi a restauração, que estabeleceu o Japão como uma potência no Pacífico e ajudou-a a manter uma importante presença internacional.

Uma curiosidade a respeito do Imperador Meiji. Ele não teve filhos com a Imperatriz ( que se ocupava de trabalhar para introduzir a Cruz Vermelha no Japão), mas sim 15 filhos com outras “consortes” (essa tradução é muito boa!). E, além da vida política, ele dedicava-se a fazer poesias ( um tipo que se chama Waka e que tem mais de 1000 anos), e cujos ensinamentos do Reike se baseiam.

Para os tempos que se avizinham
E da reunião que devem ser cumpridas
A todos os nossos povos
Deve ser ensinado a caminhar
O caminho da sinceridade

4 comentários:

  1. Famoso, Obama? Não conheço não...

    De famoso que foi neste templo só conheço aquela moça chamada Ana Costa, que escreve no blog Ñ há o que ñ haja!!!!!
    Bjs
    Daniel Otto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Famosa e coñesida mesmo é a graça de Deus o grande rei do reino dos çéus .
      O temor e tremor de homens malucos .

      Excluir
  2. Prínsipe Sachi No Miya , fillo da Amaterasu Oomikami .
    Anjo de luz do coração da realeza imperiaw japoneza , digüino de um novo nome xintoísta , dono do coração da realeza imperiaw japoneza ; santo de Edo .
    Coração sôbre o awtar do santuário do País do Meio da Planísie dos Canaviais , isto é coñesimento e sabedoria , avoar no çéu azuw , nas azas do vento , entrar pelos portais torii como uma briza suave carregada da imortalidade que refrijera a alma , pra nasçer de nôvo nos seios da Amaterasu Oomikami consebida do espírito santo o anjo da guarda do jardim crisântemo sôbre as illas do sol nasçente .

    ResponderExcluir