quinta-feira, 25 de março de 2010

Porto Alegre, Feliz Aniversário !!!

Porto Alegre completa 238 anos neste 26 de março. Jovem ainda !!!

A Capital do Rio Grande do Sul foi fundada em 1772 por casais Portugueses Açorianos e ganha o nome de Nossa Senhora Madre de Deus Porto Alegre, sendo que em 1810 é emancipada para vila, e abreviada apenas Porto Alegre. Em 1822 torna-se cidade.



Com o passar dos anos, a cidade foi acolhendo imigrantes de todo mundo, especialmente alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, tornando a cidade multicultural. Daqui saíram grandes escritores e políticos que marcaram a história do Brasil.

Porto Alegre tem cerca de 1,5 milhões de habitantes, possuindo mais de 96% de alfabetização e é uma das capitais com maior longevidade e renda do Brasil.



É uma cidade de natureza exuberante. Banhada pelo Rio Guaíba e com 40 morros espalhados pela cidade, tem mais de 1,5 milhões de árvores, sendo considerada uma das cidades mais arborizadas do mundo.



Mas não é só de natureza que a cidade é lembrada. Possui muita história também.

A começar pelo centro da cidade, onde temos a Prefeitura, marco zero da cidade. Prédio do século XIX, inspirada na arquitetura positivista da época. Na frente do prédio temos a Fonte Talavera de La Reina com seus leões representando a força e o poder.




Ao lado da Prefeitura temos outro prédio histórico: o Mercado Público. Também construído no século XIX e reformado recentemente, abriga um centro de compras dos mais variados artigos, além de ótimos restaurantes e bares. Imperdível a salada de frutas com sorvete da banca 40, a mesma há mais de 80 anos !!

Não dá para sair deste local sem conhecer o Chalé da Praça XV ao final de uma tarde de verão. Inaugurado em 1885, já passou por várias reformas, mas seu encanto e charme continua o mesmo.

Seguindo pela Rua da Praia, que antigamente era banhada pelo Rio Guaíba, vamos vendo diversos prédios históricos até chegarmos na Praça da Alfândega. Pela Rua da Praia desfilaram tropas gaúchas que participaram das grandes revoluções do Brasil.



A Praça da Alfândega possui estátuas de grandes poetas gaúchos e é rodeada por 3 importantes museus da cidade : o Santander Cultural, o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS ( Museu de Arte do Rio Grande do Sul). Mas certamente é conhecida por abrigar a Feira do Livro de Porto Alegre. Ao seu lado encontra-se o antigo Hotel Magestic, hoje Casa de Cultura Mário Quintana em homenagem ao poeta que viveu muitos anos por lá.





Se subirmos a Ladeira, vamos em direção ao centro administrativo, religioso e cultural da Cidade. Estamos na Praça da Matriz. Temos ali o Palácio Farroupilha, o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Museu Julio de Castilhos, o Solar dos Câmara, além do mais antigo teatro da cidade, o belíssimo Teatro São Pedro (inaugurado em 1858).




Se descermos a Rua Riachuelo, antiga rua de residências nobres da cidade, chegamos a Usina do Gasômetro, ponto de encontro de todos. O prédio da Usina foi inaugurado em 1928 e abrigava uma usina termoelétrica até 1954. Hoje temos um importante centro cultural da cidade, abrigando eventos como a Bienal do Mercosul e o Fórum Social Mundial, além de shows, teatros, palestras, etc. Mas imperdível mesmo é o por-do-sol do Guaíba visto do Gasômetro ( como é normalmente chamado o local), ou de qualquer dos barcos de passeio que saem ao cair da tarde da Usina.




Além do Centro da Cidade, temos ainda o Parque Farroupilha, carinhosamente chamado de Redenção. O Brique da Redenção aos domingos é passeio certo de qualquer visitante na cidade.



Outro passeio imperdível para quem quer conhecer a capital Gaúcha é a zona sul. A Praia de Ipanema ( poluída para banho) abriga um enorme calçadão e ciclovia , além de oferecer bares para um delicioso happy hour. Além desse proximidade com o Rio, podemos ainda ter uma vista panorâmica da zona sul subindo o Morro do Osso, que ainda hoje abriga índios caingangues.



Mais para zona sul ainda uma área rural, onde recentemente começou a ser explorada pelo turismo. Chama-se “Caminhos Rurais”. São sítios e pequenas fazendas que oferecem um contato maior com a natureza aos visitantes. Trilhas ecológicas, produtos coloniais, pesca e recreação para todas as idades. O ônibus Turístico da cidade possui 2 caminhos diferenciados, onde um deles passa pelos Caminhos Rurais.

Além de história, muita cultura, passeios na natureza, Porto Alegre oferece uma vida noturna muito boa e diversificada. Temos desde bares no Mercado Público, Cafés dos Teatros, restaurantes internacionais e regionais espalhados por toda a cidade, além de muito local para shows ao vivo. Mas se a idéia é só curtir a noite num belo local, com gente bonita e muita bebida gelada, basta ir para o Bairro Moinhos de Vento com sua “Calçada da Fama”, dar uma esticada até a zona sul no Calçadão de Ipanema, ou ficar pelo Bairro Cidade Baixa, sem dúvida o mais descolado e variado local da cidade.

Mas se alguém me perguntar porque sou realmente apaixonada por esta cidade, vou cair no lugar comum. Por-do-sol igual ao do Rio Guaíba não existe ! Pelo menos que eu já tenha visto por aí !!!!!!





E para quem quiser ver Porto Alegre num comercial lindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário