quinta-feira, 11 de março de 2010

さようなら 日本 !!!!

Difícil fazer este último blog sobre o Japão. Não que me falte assunto nem fotos, muito pelo contrário. Foram 6 meses muito interessantes e completamente diferentes de tudo até então.



O respeito é um dos grandes pontos desse povo. Respeito pelo outro e por si próprio. Tudo é feito de modo que o outro se sinta importante, valorizado. Desde um simples gesto de cultivar flores na frente de qualquer prédio, das pessoas cuidarem do seu próprio lixo, dos idosos serem muito importantes nessa sociedade, até as regras de trânsito que são rigorosamente obedecidas por todos.



Segurança é algo que nos deixa estarrecidos. Coisa que vemos em poucos lugares hoje em dia. “O que não é meu, não me pertence” : um simples lema que todos seguem. Respira-se aliviado em qualquer lugar por aqui. Difícil pensar diferente daqui para frente.








A natureza e sua enorme beleza é um dos pontos mais destacados também. Acho que muito dessa paz de espírito que encontramos por aqui vem dela. E a harmonia entre a natureza e vida moderna se confunde o tempo todo. Dobramos uma rua com edifícios gigantes e nos deparamos com um Templo rodeado de belas árvores centenárias. Tudo absolutamente bem cuidado.






Se existe algo que não seja tão bom ? Claro que sim !!! Estamos falando de uma nação de primeiro mundo, com todos os stresses e modernizações que conhecemos. E com uma cultura milenar e totalmente oriental.

A que mais me chamou a atenção foi a singularidade das pessoas, de suas solidões, de sua pouca afetividade em público. As pessoas andam com pressa, sempre com seus headphones nos ouvidos, seus telefones celulares em alguma página da web ou mesmo abstraídos em suas leituras. Por vezes, pessoas numa mesma mesa em um restaurante quase não se falam – passam o tempo todo olhando o mundo através de seus celulares ultra modernos. Pais e filhos não trocam beijos e abraços nas ruas, nos parques, nos shoppings. Beijo em público parece coisa proibida : em 6 meses por aqui me deparei com exatos 3 casais trocando beijos publicamente, mas em lugares bem reservados, que só com um pouco mais de atenção podiam ser vistos. Mesmo em rodas de amigos vemos pessoas se despedindo com formais apertos de mão ou, no máximo, vários acenos de “tchau” com as 2 mãos.





Enfim, passados exatos 160 dias nesse País do Sol Nascente, consegui ver e conhecer muitos lugares e pessoas legais. Não vi tudo o que queria.

Faltou conhecer muitas coisas nesse país de beleza tão singular. Uma delas é a famosa península Shima-hanto, que fica próxima de Osaka e Nara. Obviamente é uma cidade repleta de santuários e templos, alguns com mais de 1700 anos. Mas o que eu mais gostaria de ver é o Tori natural formado por 2 rochas dentro do mar. Esse Santuário Shintoísta chama-se Meoto-iwa, ou “Pedras Casadas”. As rochas obviamente foram esculpidas pela natureza, mas esse povo tão rico em cultura o transformou em um lugar sagrado. E isso, para mim, resume tudo por aqui : respeito pela natureza, pelo sagrado, pelas pessoas e, principalmente pela sabedoria !!!!!



“Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez. “

5 comentários:

  1. haha, um monte dessas fotos eu tava cnt! e aquela do bua fui eu que tirei! ♥ mto lindo, mae. te amo e to morrendo de saudadee ♥

    ResponderExcluir
  2. Texto emocionante ou emocionado?
    Parabéns, experiência ímpar.

    ResponderExcluir
  3. Lindo post ano... fiquei muito emocionado e feliz por ter conhecido um pouco deste povo, desta terra, desta cultura nos teus maravilhos posts.
    Beijos Daniel (não mais anônimo)

    ResponderExcluir
  4. Mas bah, já estou esperando e especulando sobre o próximo local que inspirará as histórias deste blog. He, he...
    OK, deixa a Ana descansar um pouco em casa, com a família, etc.

    Bjs,
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Após sua palestra na Fapa ficamos curiosos para conhecer seu blog e realmente é muito bacana a sua experiencia expressa nessas fotos. Adoramos conhecer um pouquinho mais do Japão.

    ResponderExcluir