terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sidney, uma cidade para todos!






Cheguei este final de semana em Sidney, Australia, e fico por aqui somente 1 semana, mas a tempo de aproveitar algumas das belas paisagens dessa cidade encantadora em muitos sentidos !!!

A Austrália é a única nação que é uma ilha-continente, quase do tamanho do Brasil, mas com apenas 10% de nossa população. Transformada em 1788 em colônia penal inglesa, em 1850 tinha 400 mil habitantes e 13 milhões de ovelhas ( vejam que interessante .... quase 33 ovelhas por pessoa). Foi nessa época que se descobriu ouro por aqui e muita gente enriqueceu.

É um país bem jovem e cheio de contrastes: imensas extensões de praias e de espaços abertos, florestas tropicais (tem muito verde por onde se anda) , montanhas nevadas e grandes desertos (quase 1/5 do continente é deserto). E tem a ilha da Tasmânia (ao sul) com 20% de suas florestas consideradas patrimônio da humanidade. E onde também vive o “monstro da Tasmânia” ( e não da Tanzania como alguns haviam pensado lá em Agosto... rsrs).

Por falar em animais, a Austrália é o santuário de espécies exóticas : cangurus, coalas, camaleões, e muitos tubarões e baleias. Um dos passeios possíveis é a ida em alto mar para apreciar a dança das baleias.

Como foi colônia inglesa, muitos descendentes são de origem Britânica, porém após 1945, houve uma emorme imigração de países asiáticos ( hoje somam 36% da população). Dá para entender, pois aqui é bastante desenvolvido em relação a alguns países bem mais pobres da Ásia. O analfabetismo é mínimo e a maioria da população tem casa própria. Além de uma riquesa a olhos vistos: se vê na rua Ferraris conversíveis, Hummer gigantes e limousines como essa aí.



Sidney é a maior, a mais antiga e dizem, a mais excitante cidade da Austrália. Portanto, um ótimo ponto turístico. Criada há 200 anos atrás, Sidney cresceu rapidamente tornando-se uma cidade glamorosa, cosmopolita e hoje soma 4 milhões de pessoas.

O povo é muito simpático e acolhedor. Onde se vai já puxam papo. Dizem as más linguas, que aqui é o Brasil que deu certo !

A diferença de fuso horário é de 13 horas em relação ao Brasil, e tem também horário de verão, porém a duração é um pouco maior. Daqui, todos os vôos tem grande duração : do Japão são 10 horas, da Índia ou China também, da Malásia um pouco menos, e do Brasil, via Buenos Aires ( vôo transpolar) dura 18 horas sem escala ... que diga uma amiga que recentemente voou para ver o filho que aqui veio para fazer um intercâmbio e ficou.

Aliás, é o que falam daqui: as pessoas vêm para passar um tempo e adotam para sempre como moradia. Dá para comprovar quando se passeia numa Sidney ensolarada, bonita, com gente simpática e ótima comida, bebidas e cafés ( por falar nisso, almoçei carne de veado no domingo.. maravilhosa !)

Por aqui existem várias regras e leis, todas parecem ser respeitadas : uma das que mais me chamou a atenção é “não tomar bebidas alcoólicas na rua” – embora eu tenha visto alguns turistas com garrafas de cerveja na mão. Em compensação o que tem de bar e pub lotado a qualquer hora do dia é algo impressionante.



Uma curiosidade : Sidney é a capital de Nova Gales do Sul, e não da Austrália. A capital da Austrália fica uns 300Km ao sul e chama-se Canberra.

Abaixo alguns dos ensolarados e encantadores lugares da cidade:

Sidney Opera House (inaugurada pela Rainha Elizabeth II em 1973) – desde 2007 faz parte do Patrimônio Historico da Humanidade







Royal Bothanic


Harbour Bridge ( Ponte mais famosa por aqui)


St. Mary’s Cathedral








Sidney Tower(essa não é parecida com a Eiffel)


Essa foto abaixo foi tirada em cima da Ponte por um amigo que aqui esteve há alguns meses atrás e me mandou de presente. Thank you !




3 comentários:

  1. Que lindo lugar Ana! Manda um abraço pra este tal de Sidney! He, he...
    Teu blog está muito legal!

    Agora aguardamos quando sairá o primeiro livro!

    ResponderExcluir
  2. O "anônimo" aí sou eu Ana - Daniel Otto

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Aproveita bem a Austrália,
    Não deixe de ir nas praias se puder, Manly, Dee Why, Bondi, todas são lindas. Vale a pena alugar um carro. Não sai caro. Logo tu se acostuma com a mão inglesa. Beijos...Saudades, da amiga

    ResponderExcluir