terça-feira, 10 de novembro de 2009

Blue Mountains

Charles Darvin, em um momento de sua jornada, comentou sobre esse lugar:

“ Esse tipo de visão me tornou singular e extremamente magnífico .... se imaginarmos um porto sinuoso, com águas profundas cercado de encostas e uma floresta no fundo da areia, devemos então ter a aparência e estrutura aqui exposta”


Blue Mountains é isso e muito mais. Eu completaria dizendo que o silêncio daquele lugar provoca um imenso som dentro da gente. Simplesmente magnífico!

Difícil descrever só com palavras, e como o tempo não estava aberto, as fotos não descrevem por completo o lugar.

Blue Mountains fica cerca de 1 hora de Sidney, num município chamado Katoomba. São diversas montanhas contornando um imenso vale, por onde corre um rio chamado Nepean , transformando-se numa imensa cascata dágua mais adiante ( essa parte não pudemos visitar devido ao tempo). A parte mais alta destas montanhas está a 1100m em relação ao mar – tem 942m de altura. E toda essa área (cerca de 10.000 Km2) faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade desde Novembro de 2000.


Quando os europeus chegaram na Austrália e vislumbraram esse cenário, consideraram o local como intransponível, até porque existiam muitas lendas em torno dos aborígines nessa área ( esse local da foto chama-se "Diabo"). Conta-se que um presidiário teria ultrapassado essa fronteira e ido viver com os aborígines. O Governador da época achou isso fascinante e mandou uma expedição explorar a área. Em 1813, Blue Mountains foi finalmente ultrapassada e construído as primeiras passagens por dentro da área, cruzando os rios e chegando na cachoeira. Logo, logo começaram a exploração de carvão e outras minerações .. nem preciso dizer que o progresso acelerou tudo...

Mas muitas lendas ficaram preservadas, entre elas a que fala das “Três Irmãs”. Três Irmãs é o nome dado as rochas que ficam numa “esquina” das Blue Mountains, medindo respectivamente 922, 918 e 906m. Conta a lenda que ali viviam um velho homem e suas 3 filhas. Ele podia imitar criaturas e com sua magia, transformava-se num pássaro chamado Lyrebird (um pássaro símbolo na Austrália). Quando ele ia caçar na floresta, dizia para suas filhas ficarem no alto dos rochedos, pois ali estariam livres do espírito mais poderoso das montanhas. Mas uma vez aconteceu de ter um imenso deslizamento onde as 3 irmãs estavam, e para salvá-las, o velho homem usou sua magia transformou-as em rochedos, e livrando-as eternamente do espírito poderoso das montanhas.(foto cedida)




Bom.. mas como sou uma pessoa que gosta não só de montanhas, imensidões verdes e muito vento, seguem aí fotos dos animais que habitam a Austrália. Esse local é uma espécie de zoo, porém onde os animais andam soltos (evidentemente os que podem andar soltos...). Chama-se “Parque da Vida Selvagem” . E, apesar de não ter conseguido uma boa foto, eu vi o monstro da Tasmania ! Ele existe mesmo. E é chamado de monstro porque tem uma morte muito horrorosa : ele tem uma doença genética que parte das gengivas cresce demasiado dentro da boca, e ou ele morre porque não pode mais ingerir alimentos, ou porque essa saliência fecha a garganta e não o deixa respirar. Por esta aparência horrível, ele é chamado de Monstro da Tasmania.









Viajar é mais do que ver vistas, é uma mudança que passa, aprofunda e permanece nas idéias de vida (Miriam Beard)

2 comentários:

  1. ATÉ CITAÇÕES TÊM....QUE COISA...
    AS HISTÓRIAS SÃO FANTÁSTICAS, MAS O MAIS INCRÍVEL É TU PASSANDO A MÃO NO CANGURU, NO COALA!!!QUE LOUCURA...REALMENTE, NÃO HÁ O QUE NÃO HAJA!!!!!!!!!!!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. O PELICANO É AQUELE QUE TRABALHA COM O DENTISTA?
    E NADA DO NEMO APARECER?????

    ResponderExcluir