quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Moda - Capítulo Primeiro


Quando acho que já entendi a “moda” aqui no Japão, me deparo com a seguinte notícia:

A primeira-dama do Japão, Miyuki Hatoyama, foi uma das ganhadoras do prêmio entregue aos japoneses que melhor sabem usar calças jeans. Segunda ela, aos 66 anos, veste quase diariamente um jeans. O prêmio se chama “Best Jeanist 2009”, organizado pela associação de fabricantes de jeans do Japão. Ela dividiu o prêmio com um ator taiuanês chamado Jerry Yan e com as 4 integrantes do grupo pop (J-pop, lembram?) Speed.


Ou seja, ao melhor estilo do “Não há o que não haja” por aqui.

Estava a procura de uma palavra para começar a série de posts sobre moda ( atendendo a vários pedidos). Pensei em falar de “criatividade” , mas não é uma palavra que defina o estilo de se vestir do japonês. Se eu falar que é um “Tsunami de tribos urbanas”, talvez fique melhor. Mas temos que admitir: o Japão está definitivamente na moda!

Vocês já ouviram falar em “Gothic Lolita”? E “Ninja”? E “Colorfull”? E “Black-Wannabes”? “J-rock”? “Visual Kei”? “Cosplay”? “Harajuku”? “Fruits”?

Pois é... eu também não. Claro que meu forte não é, e nunca foi moda. Mas, somente para esclarecimento, todos são definidos como “estilos” na moda japonesa.

Uma breve explicação do primeiro “tipo” ( até a revista Capricho já fez matéria sobre este estilo): Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino.. vejam bem .... fazendo juz ao título do blog ...), que vestem roupas inspiradas pela moda Vitoriana ou Rococó. Freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica. Mas como moda é visual, vejam por vocês:








Uma curiosidade : No bairro Akihabara ( conhecido por ser um bairro de eletrônicos, animes e comics), existem algumas lojas especializadas em vestimentas para este público “Lolita” ou “Gothic Lolita”. Até aí, diriam vocês, nada de mais. Sim, se não fosse o “restante” dos artigos vendidos nas mesmas lojas. Como aqui é um blog público, e crianças são autorizadas a ler, não colocarei fotos dos referidos “acessórios”. Porém, de inocentes, não achei quase nada além de pompons usados nos vestidos!


E como sou absolutamente apaixonada por sapatos, saio andando e apontando minha câmera para baixo, sempre na esperança de captar algo diferente. Seguem algumas fotos que falam por si ! Obs.: botas (de qualquer tipo, cores e tamanhos) são usadas o ano inteiro, não importando se está fazendo 30º C ou não !















Mas dá para entender o espírito da moda mais jovem por aqui visitando qualquer loja de animes e comics.



Mais moda nos próximos capítulos: aguardem !

"Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior.”
Gabrielle Coco Chanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário