sábado, 24 de julho de 2010

Jericó e o Mar Morto

Jericó é considerada uma das cidades, habitadas continuamente, mais velhas que se tem conhecimento – cerca de 9.000 anos. Está situada às margens do Rio Jordão à cerca de 8Km do Mar Morto, ficando a 258m abaixo do nível do mar. Descrita como a “Cidade das Palmeiras” no velho testamento, e significando “Perfumada”, temos uma linda cidade em pleno deserto.









Além de suas palmeiras e árvores com mais de 2000 anos (foto acima), temos ainda a Montanha da Tentação cuja vista, tanto de quem sobe, como de quem olha a cidade aos seus pés, é algo fascinante. Hoje temos por lá um Monastério da Igreja Grega Ortodoxa. Este seria o lugar onde Jesus teria andado 40 dias e noites e teria sido tentado por satanás. Fiquei somente imaginando, naquela encosta de montanha, isso acontecendo há mais de 2000 anos atrás.






Para chegar lá em cima toma-se um teleférico e depois ainda sobe-se um tanto por uma escadaria encrustada na montanha. Num sol de (certamente) mais de 35graus, qualquer degrau acima torna-se uma verdadeira aventura. Mas no final vale muito a pena... só por estas lindas paisagens e a vista do mar morto ao longe!!!!








O Mar Morto, possuindo um pouco mais de 1000Km2, é um lago de água salgada alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordania, Israel e a Cisjordânia.

Este mar possui uma quantidade 10 vezes maior de sal que os oceanos, o que torna qualquer tipo de vida marinha inexistente. Por causa disso, afundar é impossível, boia-se o tempo todo. Inclusive na entrada da praia existem uma série de avisos, entre eles “não jogar água nos demais banhistas” (não queiram imaginar uma gota dessas dentro de um olho) e também “não colocar a cabeça dentro dágua”.. nem precisava desse aviso ... quem vai querer ter os cabelos “inundados” de sal !!!!!

Mas as curiosidades não param por aí.

Para se chegar lá (saindo da cidade de Ramallah que está 800m acima do nível do mar), atravessamos desertos e vamos cada vez mais para baixo. O Mar Morto encontra-se um pouco mais de 400m em relação ao nível do mar. A pressão que vamos sentido, aliada ao calor excessivo, e as paisagens cada vez mais desérticas, torna essa aventura um tanto quanto interessante.




Já na praia a aventura continua. Paga-se cerca de 22 reais para entrar na praia. Lá dentro temos escadarias que dão acesso a praia propriamente dizendo. Passando obviamente por um camelo ( não ... eu não estava tendo visões .. vejam a foto) e depois por uma areia quase preta e muito quente.






Na água ainda temos algumas peculiaridades. Além da quantidade excessiva de sal, que torna a água densa e com uma espécie de oleosidade, pisamos num fundo completamente barroso cinzento, quase uma espécie de argila. Como dizem que é medicinal, passa-se a tal “meleca” em todo o corpo .. fica-se lindo !!!! Mas tenho que concordar que a pele fica bem macia depois de um belo banho normal !!!! Para não pagar nenhum “grande mico” por aqui... fica uma foto bemmm ao longe desse momento tão sublime !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário