segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Kyoto - Cidade de Templos e Santuários

Kyoto é uma cidade que fica situada na parte central do Japão, região chamada Kansai e foi a capital do país até 1868, quando a capital passa a ser Edo (Tokyo). Possui uma população de 1,5 milhões de pessoas, sendo considerada a 7ª cidade do Japão.

Na época da 2ª guerra mundial, os EUA pouparam a cidade por considerá-la um centro intelectual. Devido a isso, ela conseguiu preservar muitos de seus templos e belíssima arquitetura. Aliás, o que não falta são templos – existem 1800 templos budistas e mais de 1000 shintoístas. Haja tempo e perna para ver tudo isso. Sim... a cidade possui alguns morros, cujos mais belos templos encontram-se neles. Obviamente é uma cidade onde não faltam turistas a procura do Japão mais tradicional.



To-ji , que significa “leste do templo” . Um templo budista situado bem próximo a estação de Kyoto. Apesar de ser muito grande, com vários jardins e ter o buda da medicina como figura mais importante, o que realmente chama a atenção é a enorme pagoda de 5 andares, medindo 54,8m de altura e considerada tesouro nacional. É a maior pagoda do Japão e foi construída em 1644.






Um dos templos mais famosos chama-se Kiyomizu-dera (patrimônio da Unesco), cuja construção é de 780 e reconstruído em 1633, o segundo templo mais antigo. É formado por uma série de edifícios, cujo um dos templos é todo de madeira na encosta de uma montanha. Mas o que chama mais atenção é a vista da cidade e seus jardins. Belíssimos.








O templo Ginkaku-ji , que significa “Pavilhão Prateado” data de 1482 e possui um jardim muito bonito também – todo feito de pedra dando a ilusão de ondas do mar, além de uma vista belíssima, visto que fica na encosta de um outro monte. Situado na parte leste de Kyoto, levou 8 anos para ser completado.





Kioto também é considerada a cidade cinematográfica do Japão, onde muitos filmes de samurais foram produzidos. Não conseguimos ver esta parte, apenas vários lutadores de sumô no trem que ia em direção a Osaka ( fotos e detalhes no próximo post).

O Bairro Gion é famoso por suas casas de Gueixa e muitos restaurantes e casas de chá. O bairro, construído na idade média, fica em frente ao Santuário Yasaka.





Gueixas são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução , dança e canto ( não são prostitutas) e se caracterizam pelos seus trajes e maquiagem tradicionais. Uma curiosidade: a nuca sempre está a mostra nas roupas mais tradicionais japonesas – dizem que os homens japoneses são encantados pelas nucas das mulheres.




E, apesar do frio intenso que fazia em Kyoto, a primavera começa a dar seus primeiros sinais por aqui !!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário