quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coisas da Vida Cotidiana

Parece estranho, mas até agora, mais de 3 meses de Japão, e eu só falei de Templos, lugares diferentes, moda estranha e natureza exuberante.

Mas tem um outro Japão, aquele do dia-a-dia de todos. E como escutei há alguns dias atrás numa palestra: quando acaba o período da Lua de Mel com o lugar novo, acabamos vendo o lugar comum, aquele dos indivíduos que circulam todos os dias, as paisagens parecidas com outras cidades e os hábitos de vida.





Como aqui tudo é mega, over, muito... temos tudo em todos os lugares. É bem verdade que existem edifícios imensos, trânsito caótico, gente aos montes por todos os lugares.



Mas também podemos ver casas e edifícios pequenos, adaptados aos lugares possíveis de qualquer construção. Ruelas que não possuem calçadas, mas nem por isso deixam de ser seguras, pois existe uma marcação no chão, na lateral da rua, para podermos caminhar ou andar de bicicleta. Jardins em qualquer cantinho, todos sempre floridos e com muito cuidado. Ouvi uma estória bem estranha dia desses: foi feito uma pesquisa em vários lugares do Japão, e descobriu-se que casas sem jardim estavam mais propícias para algum tipo de roubo do que as que estavam com suas flores expostas. Talvez porque flores mexam com o coração de qualquer pessoa.





Plantações, estacionamentos, roupas penduradas para secar, etc ... qualquer lugar é sempre arranjado de maneira a ser produtivo. Andando por um bairro de muitas casas, me deparei com um restaurante Italiano super charmoso. Surpreendente por estar no meio do nada. Ainda mais quando se entra e o Japonês ( supostamente o dono), sabe falar algumas palavras em Italiano!!!





Mas não são só os lugares que surpreendem. O tempo aqui é muito louco. Como tem muita poluição, muitos dias são nublados. Nem entramos ainda no inverno, e a temperatura não passa dos 10 graus nas últimas semanas. Se comemora quando o sol dá realmente o ar da graça. E o por-do-sol, embora muito diferente do da minha cidade, pode ter lá seus encantos. Claro, quando achamos um lugar possível para vermos esse encanto da natureza !




Nenhum comentário:

Postar um comentário