Nikko está localizada a 150Km ao norte de Tokyo, entende-se por uma área de 545Km2 e tem um magnífico cenário cercado de montanhas, lagos, rios, cascatas e florestas. E no outono fica ainda mais bonita, com árvores que vão do amarelo ao vermelho intenso, contrastando com árvores gigantescas de um verde escuro muito bonito. E, apesar de toda a chuva que caiu pela manhã, ainda sim o lugar estava belíssimo.
Logo na entrada pode-se ver a Ponte Sagrada ou Ponte dos Deuses (Shinkyo). Ela tem 28 metros de extensão e fica sob o Rio Daiya. Só é aberta ao público no festival do Santuário Toshogu. Nos tempos Feudais somente o Imperador podia passar.O Templo de Toshogu apresenta uma decoração mais detalhada em seus templos.
Chegando no Santuário temos a vista de um pagode de 5 andares, com 36 metros de altura, absolutamente elegante! Com muito vermelho e dourado, tem uma imponência que é difícil de descrever.
Depois, já na entrada do Santuário temos a figura do Gato Adormecido ( Nemurineko), que é um tesouro nacional, gravada por um escultor do Período Edo.
O Santuário Toshogu foi construído em 1636 pelo neto do Xogun Tokugawa. Dentro do santuário existe um segundo portal, chamado Portal dos Reis Deva (Niomon). E perto deste, um Estábulo Sagrado, famoso por abrigar a célebre escultura dos 3 macaquinhos, conhecidos por Mizaru, Kikarazu e Iwazaru, que representam um dos princípios Xintoístas : não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal.
Depois ainda tivemos oportunidade de dar uma passada dentro do Parque Nacional de Nikko, com direito de contemplar a Cascata Kegon, que mede 90 metros de altura. É possível chegar até a base da cachoeira, mas como o frio estava de lascar, não arriscamos. Fomos tomar um café, e para nossa surpresa era café brasileiro ... mas bem ruim !
Depois descemos a montanha em curvas bem acentuadas. E o espetáculo da natureza durou até o pôr-do-sol, já em plena estrada de volta à Tokyo.

.jpg)
.jpg)
.jpg)








